Menina Iluminada (Neil Gaiman & Charlie Vess)


Este livro é para ser desfrutado em companhia das pessoas a quem mais amamos, solene e poderoso, ele nos chama a uma profunda reflexão. Neil Gaiman, conhecido por seus livros de suspense e sua assustadora série de HQs (Sandman) surpreende seus leitores com um livro de muito afeto e amorosidade.

Ao longo de versos, ele convoca todas as damas e deusas, e faz uma prece a uma menina iluminada, desejando a ela todos os dons e rogando proteção. Pede que ela cresça como uma planta ao sol, pule leve como lençol, tenha sabedoria para fazer as próprias decisões e que a ela seja ensinado a se ajudar. São preocupações e desejos que pais têm pelos filhos e filhas, independentemente da idade, esse livro pode possibilitar um encontro doce entre pais e filhas(0s). É uma obra é tão sublime, tão sensível e delicada, que alguns a têm se preocupam em colocá-lo na estante e pensam que deveriam colocá-lo em um lugar mais apropriado... como em um altar.

Faz-se mister falarmos das ilustrações fantásticas de Charlie Vess, são compostas por elementos e símbolos que transcendem a realidade física e convidam para um mergulho profundo no mundo interno das meninas. É importante também notar que as meninas mudam ao longo do livro, permitindo que as leitoras possam se identificar em diversos momentos dessa prece literária.

Pontos de conversa:

1) Amor paterno/amor materno;

2) Expectativas sobre os filhos;

3) Etapas do desenvolvimento;

4) Espiritualidade;

5) Sagrado Feminino;

6) Proteção e cuidado;

7) Crenças e fé;

8) Rituais e orações;

9) Poesias e versos;

10) Fantasia e imaginação;

11) Diversidade;

12) Natureza.

Dicas de mediação:

1) Prepare-se! Lembre-se das dicas que damos ao longo de nossa Intensiva Poética? Este livro é feito em versos e tem uma musicalidade rica, semelhante há orações e preces de diversas culturas, por isso, se prepare para montar o clima afetivo e solene que ele transmite.

2) Como dissemos, as ilustrações desse livro são fascinantes, por isso, deixe as crianças se apaixonarem e explorarem os diversos elementos das imagens. Há alguns animais que vão seguir as meninas ao longo das páginas como verdadeiros guardiões.

3) Além disso, a depender da faixa etária das crianças para quem você vai contar, é provável que elas se deparem com novas palavras, por isso se prepare para explicar conceitos como: prece, cordial, fusos, otimista, turvar, paradoxo, temperança, crepúsculo.

4) Os desejos e dons que Gaiman solicita em sua prece aparecem algumas vezes como figuras de linguagem ou de maneira simbólica, por isso, indague e provoque as crianças para ajudá-las a compreenderem os significados e sentidos por trás dessas expressões poéticas. Eleja algumas expressões e use perguntas como "porque será eu ele está pedindo isso para a menina?", "o que será que ele quis dizer com isso?''.

5) Outra intervenção possível, junto aos desejos e anseios do autor, é perguntar as crianças como elas poderiam concretizar ou tornar prático o que ele está desejando; por exemplo na página 25 ''Ensinem a ela que somos tão grandes quanto os nossos sonhos", você pode perguntar como eles ensinariam isso a alguém.

6) Ao longo da contação, você pode perguntar se elas já ouviram essas palavras de cuidado de seus familiares ou se gostariam de ouvir isso deles (se você é pai/mãe que lê para sua filha(o) aproveite para demonstrar suas preocupações e seu amor).

7) Ao final do livro há a dedicatória de Gaiman (as filhas) e Vess (a sua mãe) e há um desenho de ambos na contra capa, leia com as crianças e pergunte o que mais elas desejariam as pessoas que ela ama.

<3 Este livro é tão rico e tão intenso são infinitas as maneiras de contá-lo.

Com certeza, ao longo de sua mediação, novas intervenções e ideias vão surgir.

Compartilhe com a gente!

Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W