© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
Please reload

Tags
Destaque

A águia que não queria voar (James Aggrey & Wolf Erlbruch)

December 28, 2017

1/10
Please reload

A História de Júlia e sua Sombra de Menino (Christian Bruel, Anne Galland e Anne Bozellec)

29.06.2016

 

A história de Júlia e sua sombra de menino é um clássico da literatura infantil francesa, escrito em 1976, escrito por Christian Bruel e Anne Galland, ilustrado por Anne Bozellec. A obra só chegou no Brasil em 2013, texto poético e gravuras em nanquim nos levam não somente ao cotidiano da protagonista, mas ao seu mundo interno. É um livro que fala sobre a alma, desenvolvimento e crescimento.  É um convite para lembrar-nos de que criar nossos filhos e educar nossos alunos não é nada fácil, e, mais complicada ainda, é a tarefa das crianças de crescer e aprender. Nossa dica é: prepare-se, este livro mexe e nos mobiliza, em que a história de Júlia lhe toca e o que ressoa em sua própria história? O que elas nos acrescenta? O que ela nos desperta? 

 

Tópicos de conversa

  1. Desenvolvimento e amadurecimento

  2. Formação da identidade

  3. Relação pais e filhos

  4. Gênero e papéis de gênero

  5. Diversidade

  6. Brincando sozinha

  7. Amigos imaginários

  8. Filhos únicos

  9. Relação animais de estimação e seus donos

  10. Depressão na infância

 

Dicas de mediação

  1. O título e a capa desse livro já nos chama para a conversa: sobre o que será que se trata a história? O que a Júlia tem a nos contar? E de onde será que surgiu sua sombra?

  2. Este livro não começa com o clássico “era uma vez...”, mas com “uma cidade, um lar...”. Qual a diferença entre um lar e uma casa? Peça para as crianças imaginarem uma cidade. (Página 4).

  3. Um cenário de prédios e casas se apresenta, a cidade que elas imaginaram é parecida com que está no livro? Essa cidade lembra da cidade em que vivem ou alguma que as crianças conhecem? Parecem com? (Páginas 6 e 7).

  4. O livro faz um novo suspense ao leitor, não trata-se de um lar qualquer, neste lar há um quarto de criança. Peça para as crianças imaginarem seu quarto. (Páginas 8 e 9).

  5. Que bagunça e confusão! Explore a imagem com as crianças, os brinquedos e os objetos no quarto. É parecido com o quarto delas? O que há de comum e o que há de diferente? Pelos objetos, você imagina que seja um quarto de menina ou de menino? (Página 10 e 11).

  6. O cenário já foi apresentado, hora de apresentar alguns dos personagens. A mãe de Júlia entra no quarto para encontrar a menina lendo, deitada em sua cama, usando patins! O que será que essa mãe vai dizer? O que você responderia se fosse Júlia? (Páginas 12 e 13).

  7. Antes de ir para o texto, explore a imagem na página 15, o que a postura e as feições de Júlia podem nos dizer sobre ela? Junto com os mediandos infira algumas características dela, por exemplo: qual sua idade? Quais serão as virtudes dela? Doq eu será que ela gosta de brincar?

  8. Agora sim, vamos ver o que os autores vão nos dizer de Júlia! As características que vocês imaginaram e a que os autores disseram combinaram? Alguém na contação se identifica com Júlia? (Página 14).

  9. Ainda na página 14, a última estrofe nos conta que a menina conversa e brinca com seu gato, as crianças também compartilham momentos e sentimentos com seus animais de estimação?

  10. Explore as imagens com as crianças e peçam para elas imaginarem como é o dia-a-dia da protagonista, quais são os sentimentos que as brincadeiras de Júlia transmitem? Essa impressão e o conteúdo do texto na página 16 seguem no mesmo sentido? Por que será que ela queria tanto um beijo?

  11. Capítulo: Saída para passeio. Explore as mudanças graduais nas imagens nas páginas 18 e 20, explore os aspectos físicos e os sentimentos que elas transmitem. Simultaneamente, trabalhe as orientações e ordens da mãe nas páginas 19 e 21. As crianças já ouviram isso de seus cuidadores?

  12. A mãe de Júlia continua falando, as falas da mãe ressoam nas crianças? Elas já ouviram coisas parecidas de seus cuidadores? (Páginas 22 e 23).

  13. Aparece, pela primeira vez, o pai de nossa protagonista. Explore as imagens, os pais em bloco, a distância entre os pais e Júlia (Página 24), as mãos em discussão e as feições de Júlia (Página 25).

  14. Novamente, trabalhe simultaneamente o texto, e pergunte o que as crianças já ouviram de seus pais. Elas já ouviram coisas como “esta criança vai me deixar louca?”, já foram comparadas com algum familiar? Já foram comparados ao sexo oposto, por causa de suas atitudes e comportamentos? Como se sentiram?

  15. Até que um belo dia... Algo muda para Júlia e ela vê que sua sombra não é mais dela, mas é uma sombra de menino! Como isso aconteceu? Por que será que o gato de Júlia consegue ver a sombra mas sua mãe não? (Páginas 26 e 27).

  16. Das páginas 28 a 31, compare com as crianças o que a sombra faz de diferente de Júlia? Como será que a menina está se sentindo em relação à sua sombra? O que as crianças fariam para se livrar da sombra?

  17. Júlia chama sua sombra para uma conversa, mas ela não responde! Se a sombra respondesse, o que poderia dizer a Júlia? (Páginas 32 e 33).

  18.  Em que situações nos deixamos de ver nossa sombra? O que faz Júlia pensar que as sombras comem luz? E por que ela pensa que as sombras morrerão se a luz acabar? (Página 34).

  19. Mas quem responde aos anseios de Júlia não é sua mãe, mas o narrador. Converse com as crianças sobre os votos do narrador para a menina e explore como Júlia deve estar se sentindo. (Página 35).

  20.  A protagonista passa a brincar de uma maneira diferente para se livrar da sombra. Que outros tipos de brincadeiras ou em que outros lugares ela poderia brincar para se libertar dessa sombra. (Páginas 36 e 37).

  21. Júlia está com problemas para resolver este problema, ela pediu ajuda a mãe, mas esta não a entendeu e não pode ajudá-la; Júlia tentou conversar com a sombra, mas ela não respondeu. Agora, Júlia corre, mas a sombra continua em seu encalço. Como vocês se sentiriam no lugar dela? (Páginas 38 e 39).

  22. Ela está exausta, se sentindo inadequada, não se reconhece e não sabe como agir. Sente que não pode ser ela mesma e tem medo de perder o amor de seus pais. Você já se sentiu assim? Como poderíamos ajudar Júlia? (Página 41).

  23. Trabalhe o texto e a imagem simultaneamente, o que nas nossas vidas fazem com que nos sintamos pequenos? O que quando cresce nos enfraquece? (Páginas 42 e 43).

  24. Júlia então vai para um parque concretizar seu novo plano, mas não é qualquer tipo de parque! Explore os elementos da imagem nas páginas 45, 46 e 47 e tente descobrir com as crianças onde ela está.

  25. Nossa protagonista está fazendo seu buraco na terra, tem um semblante expressivo: qual o sentimento está mais preeminente? (Página 46).

  26. Alguém nesse momento chega e fala com Júlia, quem pode ser? (Página 49).

  27. É um menino! E ele está chorando. Por que será que ele está chorando? Por que ele está no parque? (Páginas 50 e 51).

  28. Ele disse porque está no parque, o que Júlia e este menino tem em comum? (Páginas 52 e 53).

  29. Adultos chegam no parque e as crianças se escondem. Quem será que são esses adultos? (Páginas 54 e 55).

  30. Eles espiam e identificam os adultos. Como os pais de Júlia devem estar se sentindo? Que mensagem eles estão passando para a filha quando procura por ela? E o que será que o menino está sentido ao dizer que seus pais estão sempre dormindo? (Página 56 e 57).

  31. As crianças conversam e juntas tentam chegar a uma solução juntas. O que vocês acham dessa solução? Concordam ou acham que poderiam ser diferente? Será que os pais das crianças vão concordar com elas? (Páginas 58 e 59).

  32. Quando amanhece, a fome e o frio chegam. O que acontece quando estamos fugidos de casa e a fome bate? Como será que vai ser voltar para casa? (Páginas 62 e 63).

  33. Com a conversa e o combinado com seu amigo, algo mudou e se transformou em Júlia. Explore o conteúdo do texto e a imagem. O que mudou? Júlia se livrou de vez da sombra? (Páginas 64 e 65).

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Please reload