© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
Please reload

Tags
Destaque

A águia que não queria voar (James Aggrey & Wolf Erlbruch)

December 28, 2017

1/10
Please reload

Ter um patinho é útil (Isol)

02.03.2017

Ter um patinho é útil nos surpreende do início ao fim e do fim ao início! É um livro que beira a metalinguagem, pois de forma muito criativa e espontânea fala sobre espontaneidade e criatividade.

 

Na primeira parte do livro encontramos um menino com seu patinho e todas as formas criativas de brincar com ele.  Ao final do livro, o mundo vira de cabeça para baixo e tudo se inverte e nos vemos diante de um novo título: Ter um menino é útil. E agora?!

 

Oras, nada mais justo do que o patinho falar o que ele ganha nessa relação com o menino! Assim, Isol nos provocou um bocado, não se trata de uma simples relação utilitarista de um brinquedo que pertence ao um menino, mas uma relação de troca, em que o menino pertence e é útil (ou seja tem responsabilidade) ao próprio brinquedo!


Pontos de Conversa:

1) Brincadeiras;

2) Criatividade e espontaneidade;

3) Sensibilidade;

4) Responsabilidade;

5) Cuidado;

6) Consumo sustentável;

7) Amizade e afeto;

8) Relações e trocas;

9) Infância;

10) Empatia.

 

Dicas de Mediação:

1) Por que será que ter um patinho é útil? Alguém aí já teve um patinho? (Capa).

2) "Encontrei um patinho e o agarrei", onde será que ele encontrou esse patinho? Em que lugares podemos encontrar patinhos?

3) "Ele serve para eu me balançar", nos diz o menino. Isso nos deu uma dica. Será que trata-se de um patinho de verdade? De carne e osso?

4) "Ele serve de chapéu", agora que as crianças receberam um modelo de resposta você pode provocá-las novamente perguntado de quais formas o menino pode brincar com seu patinho.

5) Nas páginas seguintes você pode incentivar que as crianças leiam as ilustrações e tentem adivinhar quais funções o menino deu ao seu patinho. 

6) O que será que o menino quer dizer com "E também é útil no fim do banho"? Incentive as crianças a lerem a imagem. Que outro objeto ele poderia usar para isso se não tivesse o seu patinho?

7) Quando o banho acaba e o livro aparentemente acaba somos recebidos com um novo livro: Ter um menino é útil. Note a reação das crianças, elas estavam esperando por isso? Quem será que pode estar falando sobre o menino?

8) "Encontrei um menino e ele me agarrou". O que mudou da versão da história do menino e a versão do patinho? 

9) Ajude as crianças a perceberem que as ilsutrações são as mesmas, mas a narrativa mudou. Agora é o patinho que fala do menino. "Ele me fez massagem nas costas", "ele serve de mirante". Ajude-as a ler as próximas imagens e a imaginar que funções o patinho deu ao seu menino.

10) Ao segundo final do livro, o patinho se retira para dormir. Incentive as crianças a refletir sobre a relação entre o patinho e o menino, e sua relação com seus próprios brinquedos/livros/pertences.

 

Sugestões de Atividades:

1) Que tal produzir com as crianças sua própria versão de Ter um patinho é útil? Peça para elas escolherem um objeto ou brinquedo e pensarem de todas as formas que elas o usam. Depois pergunte: e o que você faz por esse objeto? Como você é útil para ele? Esta brincadeira pode ser feita antes da leitura do livro, para aquecer as crianças para a leitura ou pode ser feita depois. As crianças também confeccionar com elas o próprio livro!

2) E se nossos pertences pudessem falar? O que eles diriam? Estariam satisfeitos com o tratamento que recebem? Uma de nossas mediadoras brincou com a ideia e lavou a roupa suja com sua bicicleta, confira a postagem: http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2015/06/e-se-objetos-inanimados-pudessem-falar.html

3) Tem uma música muito legal da MPB que um tênis fala com seu antigo dono, vocês conhecem Sapato Velho do grupo Roupa Nova? https://www.youtube.com/watch?v=n_PhyjelwU0. Uma sugestões de atividades, é, após contar a contação, colocar a música e pedir para as crianças tentarem adivinhar que objeto está falando.

 

 

 

Please reload