Please reload

Tags
Destaque

A águia que não queria voar (James Aggrey & Wolf Erlbruch)

December 28, 2017

1/10
Please reload

A menina do País das Neves (He Zhihong)

26.01.2017

 

Trazemos para vocês uma história emocionante da China Moderna, trata-se de uma história real de uma menina que teve que desafiar os desejos crenças de sua mãe para conquistar o direito de estudar e perseguir seus sonhos.

 

A história de Fang é semelhante a de muitas meninas e meninos brasileiros que perderam a oportunidade de estudar, pois tem que trabalhar para ajudar a família. Além disso, por ser menina, Fang tem que lidar com crenças limitadoras de sua mãe, "não faz sentido Fang estudar!", afinal seu destino é casar e servir ao seu marido.

 

É um texto contemporâneo de uma heroína que se tornou engenheira e marcou uma aldeia com sua história de coragem e força de vontade. O texto emocionante e as ilustrações belíssimas nos emocionam ainda mais quando descobrimos que esta obra foi feita pelo filha da Fang, é possível sentir o amor e admiração que ela sente por sua mãe. 

 

Vamos ao extremo norte da China, conhecê-la?

 

Pontos de conversa:

1) China: geografia, cultura e história;

2) Escolarização, alfabetização e vida escolar;

3) Autodidatismo;

4) Tarefas domésticas;

5) Tramalho infantil;

6) Identidade de gênero;

7) Machismo;

8) Relações e crenças familiares;

9) Conquista e vitória;

10) Esforço;

11) Intervenção docente;

12) Insistência e perseverança;

13) Ídolos e modelos;

14) Relação pais e mestres;

15) Relação pais e filhos;

16) Conflito entre gerações.

 

Dicas de mediação:

1) Onde será este tal País das Neves? Onde será que a menina da capa nasceu?

2) Fang, nassa menina protagonista, admirava as crianças que vão a escola e gostaria de ser como elas, mas, ao invés disso, ela tem que ajudar a mãe doente com algumas tarefas domésticas. o que você acha disso? Que tipos de tarefas você faz em casa? (Páginas 6 a 9).

3) A menina passa seu tempo livre ao lado da janela da escola, aprendendo e observando o que acontece (páginas 10 e 11), um dia a pergunta dá um problema matemático a turma, e só Fang consegue responder (págs. 12 e 13). Aos mediadores que não gostam muito de matemática, fica a dica de se prepararem para explicar a pergunta da professora e a resposta de Fang.

4) Ainda na página 13 descobrimos que a professora ficou tão surpresa com o desempenho de Fang que vai a sua casa para convencer seus pais a deixá-la ir a escola. Mas sua mãe não deixa - ela continua doente e é preciso que alguém tome conta do irmão de Fang. Como será que Fang se sentiu?

5) Descobrimos que Fang ficou muito decepcionada com a mãe, engoliu o choro (págs. 14 e 15), mas não desistiu, passou o inverno estudado sozinha (págs. 16 e 17). A primavera chega e com ela chega a saúde de sua mãe. A professora volta novamente, pede para qeu deixem Fang estudar. Aproveite para intensificar o clima de suspense: será que sua mãe vai deixá-la estudar?

6) Prossiga com a narrativa na página 19, novamente a mãe diz não, mas com outra justificativa: "Meninas não precisam ir a escola - teimou a mãe - daqui a quatro anos,  Fang se casará com um rapaz da aldeia, portanto deve se preparar para ser esposa". Há muitas possibilidades de intervenção aqui:

a) Como assim se preparar para ser esposa? O que será que a mãe de Fang espera qeu ela aprenda?

b) O que suas crianças acham do quadro geral? Elas já ouviram algo parecido com isso (especialmente as meninas)? O que elas fariam no lugar de Fang?

7) O outono chegou, a professora insistiu (o que podemos inferir sobre a personalidade e a motivação dessa professora?), desta vez é o pai de Fang que atende e fica muito orgulhoso de saber que sua filha resolvera uma questão difícil, Fang consegue ir para escola, com a condição de que vai continuar fazendo todas as tarefas. Como será que vai ser a vida dela daqui para frente?

8) Ela acorda e faz suas tarefas, vai para a escola e quando volta tem mais trabalho a fazer. (Págs. 22 e 23) Como é o dia-a-dia de vocês? O que costumam fazer antes e depois da escola?

9) Uma vez na escola Fang consegue conquistar o mundo através de sua dedicação (páginas 24 a 29). Deixando suas marcas pela sua aldeia de nascimento. Que marcas serão essas? O que será que as meninas de sua aldeia aprenderam com ela? 

 

 

 

 

 

Please reload

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W