© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
Please reload

Tags
Destaque

A águia que não queria voar (James Aggrey & Wolf Erlbruch)

December 28, 2017

1/10
Please reload

O Mundo no Black Power de Tayó (Kiusam de Oliveira e Taisa Borges)

06.05.2016

 

Sinopse:

Tayó é uma menina de 6 anos, que tem orgulho de seu jeito de ser e se relaciona com muito afeto com sua cultura e história, através de seu cabelo, um lindo black power. Ela enfeita seus cabelos com flores e borboletas, memórias e histórias, orixás e princesas. Vencedor do prêmio Prêmio ProAC de Cultura Negra em 2012, lindamente ilustrado por Taisa Borges  e poeticamente escrito por Kiusam de Oliveira, este é O mundo no Black Power de Tayó.

                                                    

Pontos de conversa:

  1. Diversidade.

  2. Empoderamento.

  3. Movimento Black Power.

  4. História familiar.

  5. História do Brasil.

  6. Orixás.

 

Sugestões de leitura dialógica:

  1. Explorar o título e a capa do livro. É interessante para perguntar se eles sabem o que é Black Power, explorando o movimento político que recebe o mesmo nome.

  2. Tayó não é um nome muito comum no Brasil, logo na capa podemos perguntar as crianças que elas digam se Tayó é um nome de menina ou menino e tentem adivinhar o que significa Tayó.

  3. Ainda refletindo sobre o nome, podemos perguntar as crianças se elas conhecem a história de seu nome e seu significado.

  4. Nas primeiras páginas, a autora fala de características físicas de Tayó (sua cor de pele, seus olhos, seu nariz, seus cabelos), mostrando a beleza delas. O mesmo pode ser proposto as crianças solicitando que elas exaltem suas características comparando a joias e coisas belas.

  5. Que outros tipos de palavras Tayó diz no seu dia-a-dia? Que outras palavras falamos que são de amor? E quais não são? (Página 14).

  6. Qual a parte do seu corpo você mais gosta? (Página 17).

  7. Quem cuida ou cuidava de seus cabelos quando você era menor? (Página 22).

  8. História do Brasil e colonização, o que eram os navios negreiros? De onde eles vinham? (Página 28).

  9. Perguntar sobre as origens e história da família das crianças: “seus avós nasceram em que cidade?”, “onde você nasceu?” (Página 28).

  10. O que são orixás? Explorar a imagem, em especial, os elementos que estão nos cabelos de Tayó (Página 32).

  11. Podemos perguntar sobre a relação da criança com sua mãe, sobre sua relação e suas maneiras de trocar carinhos. (Página 35).

  12. O que faz uma menina ser uma princesa? O que uma princesa tem? Ampliar a discussão para que se aborde a diversidade de uma princesa (Página 36).

 

Veja o relato de uma mediação de leitura com este livro, aqui:

http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/

Please reload