© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
Please reload

Tags
Destaque

A águia que não queria voar (James Aggrey & Wolf Erlbruch)

December 28, 2017

1/10
Please reload

O pato, a morte e a tulipa (Wolf Erlbruch)

20.06.2015

 

Esse é um livro surpreendente já de inicio pelo tema tratado: a morte. E a maestria do autor se mostra justamente em trazer o tema de forma inesperada e poética. A morte não é tratada como uma vilã, causadora de tristezas, pelo contrário, “Até que ela era simpática”. A relação que o pato e ela desenvolvem é de amizade e assim um vai tomando consciência do outro e isso gera uma mudança em ambos. Wolf Erlbruch, ganhador do prêmio Hans Christian Andersen por esta obra, nos mostra de modo sutil e natural este encontro.

O livro consegue transmitir algo inovador nas histórias que tratam sobre a morte: sua simplicidade. O autor nos coloca em posição de (re)pensar sobre como tratar de um assunto corriqueiro, mas tão encoberto. As ilustrações são caracterizadas pela simplicidade e profundidade também encontradas nos diálogos dos personagens dentre eles a tulipa que é um ponto de interrogação a ser respondido pelo leitor.

 

Tópicos de conversa:

1) Morte e vida;

2) Medo;

3) Amizade;

4) Religião;

 

 

Sugestões para a leitura dialógica:

1) (capa) Ao apresentar o livro conversar sobre o título e as expectativas que esse causa neles, perguntar como eles imaginam a morte.

2) (capa) O que os adultos já falaram sobre a morte com vocês?

3) (após o trecho: “eu sou a morte”) Ela se parece com a morte que você imaginou?

4) (após o trecho: “-você veio me buscar agora?”) Comente sobre a expressão do pato e pergunte o que elas acham que vai acontecer com ele.

5) (após o trecho: “Eu só digo: raposa.”) O que a morte quis dizer com isso? Levante a reflexão e explore as possibilidades.

6) (após o trecho: “esse era o medo que a morte tinha”) A morte também tem medo? O que vocês acham disso?

7) (após o trecho: “ninguém jamais havia feito a ela uma proposta parecida”) Por quê? Como ela deve estar se sentindo? E o pato?

8) (após o trecho: “a morte apenas olhou para ele”.) O que vocês acham que acontece depois que os patos morrem? E as pessoas?

9) (após o trecho: “estava deitado bem quieto”). Atentar o olhar ao elemento da tulipa que volta à ilustração e levantar reflexões acerca do seu significado.

10) Conversar sobre a última ilustração, olhando seus detalhes e possíveis significados.

Please reload