Até as princesas soltam pum (Brenman e Zilberman)
As princesas habitam um lugar mágico no imaginário das crianças como seres perfeitos e delicados, mas a partir de uma discussão na escola de Laura esse lugar das princesas passa por uma dúvida um tanto quanto fétida...é possível que essas lindas criaturas dos contos de fada sejam capazes de apresentar comportamento tão humano e real? E se sim, poderia isso tirar a mágica delas? Laura resolve perguntar para seu pai que como um bom leitor e ótimo contador de histórias responde essa pergunta de forma encantadora e engraçada.
Pontos de conversa:
1) Humanidade dos personagens das histórias e identificação com os mesmos;
2) Papeis de gênero nos contos de fada;
3) Pum? rs
Sugestões para a leitura dialógica:
1) (capa) Antes de começar a ler a história explore a temática do pum, pedindo para eles contarem situações engraçadas que vivenciaram. E as princesas será que já passaram por situações assim?
2) (pg.9 – após o 1º §) Por que as outras meninas consideram impossível que as princesas soltem pum?
3) (pg. 10-11) Antes de ler o texto, explore as possibilidades do que o pai vai fazer frente a tantos livros. Qual livro vocês imaginam que ele vai pegar? Vocês já fizeram pesquisas em livros?
4) (pg.13) Que tipo de segredos deve existir nesse livro? Quais poderiam ser os segredos das princesas?
5) (pg.15) levante suposições com as crianças sobre o que pode ter acontecido no baile. Como deve ter sido o pum da Cinderela?
6) (pg.25) Vocês concordam com isso? Por que elas deixariam de ser lindas princesas só por soltarem pum?
Dicas:
a) Brinque com o som dos puns da forma que se sentir mais confortável com a boca, debaixo do braço, com uma almofada de pum ou se conseguir e não for muito desagradável pode utilizar até algo mais real hahahaha.
b) Nunca se esqueça de explorar as ilustrações! Nesse livro é interessante a forma que o pum é retratado.
c) Ao final do livro tem uma breve apresentação dos autores, que tal conhecê-los junto com as crianças?